601202394770945
top of page

Você é uma pessoa que se irrita com qualquer coisinha? Então essa publicação é para você!

Atualizado: 18 de nov. de 2022

Mas afinal de contas, quem nunca deu um chilique?

Pois é, de vez em quando a gente acaba se irritando com umas coisinhas bobas e só depois percebemos que nossa reação não foi tão legal assim. Podemos até ter ofendido alguém sem que tenhamos percebido.

Mas por que nos irritamos tão facilmente?

A irritabilidade é uma alteração de humor muito comum e não específica, ou seja, pode estar associada a vários fatores e estados emocionais. Ela também é característica de alguns transtornos mentais.


Devo me preocupar?

Calma! Embora associada a alguns transtornos mentais, a irritabilidade, de forma isolada, não define um diagnóstico. No entanto, a irritabilidade excessiva é um forte sinal de alerta para que você procure ajuda profissional e entenda seu funcionamento.


Irritabilidade Patológica

Quando em excesso, a irritabilidade tem como característica a hiper-reatividade hostil e agressiva a qualquer estímulo externo, como ruídos de carros, televisão, crianças, a presença de muitas pessoas, etc. (DALGALARRONDO, 2008).

Transtornos Mentais Associados

As características descritas anteriormente podem estar associadas a alguns transtornos mentais, como o estresse pós-traumático (TEPT), Ansiedade Generalizada (TAG) e Transtornos Depressivos, por exemplo.

Faça uma autoavaliação

Geralmente, não percebemos quando nosso estado emocional está causando sofrimento ou prejuízos em áreas significativas da vida. Mas como vimos, a irritabilidade pode ser um bom sinal para que você faça uma autoavaliação. Quando notar-se com humor irritável, siga esta dica:


Responda às perguntas

  1. Minha reação foi proporcional ao fato?

  2. O que eu estava fazendo e/ou pensando?

  3. Há quanto tempo eu tenho reagido dessa maneira?

  4. Aconteceu algo diferente em minha vida? (alteração na rotina, sono, família, trabalho, etc.)

  5. Este comportamento tem trazido prejuízos significativos? Quais?

Procure ajuda, se necessário

Responder a essas perguntas pode te ajudar a avaliar seu estado emocional e refletir sobre suas reações e os possíveis prejuízos. Caso julgue necessário, procure um profissional especializado para que faça uma avaliação mais aprofundada, de caráter científico e que te ajude a lidar com seu humor.


A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar você

A TCC é uma abordagem terapêutica que busca compreender as relações entre os pensamentos, emoções e comportamentos desadaptativos, que causam prejuízos e sofrimento. Em nosso Espaço temos profissionais especializados na área que podem te ajudar!


Autor Júlio Bonfá


Agende sua sessão

Psicólogo Clínico

CRP 04/64857

Contato: (31) 97262.4877


 

Assista também:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page