Você está entre aqueles pais que não consegue controlar os comportamentos dos filhos? Não compreende porque eles não mudam? E já fez de tudo que estava ao seu alcance, sem obter resultados e por isso já não sabe mais o que fazer? Se a sua resposta é sim, então esse texto é para você!
Diante dessa realidade em que você e muitos pais se encontram em busca de ajuda para suas dificuldades em educar os filhos na atualidade eu quero te apresentar o Programa Encorajando Pais, do qual eu sou Facilitadora, como uma medida de apoio aos pais para o desenvolvimento das competências parentais.
Muitas vezes os pais se encontram diante de tantos desafios comportamentais de seus filhos que não sabem o que fazer em determinadas situações e acabam utilizando recursos tradicionais que não são eficazes pra essa geração. Diante de tantas mudanças que o mundo vem passando com o avanço da tecnologia percebemos que precisamos de ferramentas novas para educar os filhos. Por isso o Programa Encorajando Pais tem grande importância, pois está voltado para capacitar os pais sobre maneiras mais adequadas de interagirem com seus filhos, de empregarem medidas educativas assertivas que tragam resultados a curto e longo prazo.
O Programa é realizado com os pais; é composto por dez sessões e traz uma forma nova de educação: sem punições e recompensas, estabelecimento da relação parental baseada no amor e não no medo; com foco não apenas em corrigir o mau comportamento, mas em compreender o que está por trás dele; com o olhar em longo prazo, visando preparar a criança e o adolescente para a vida adulta, além de outros recursos que ajudam os pais nesta missão desafiadora, que é criar e educar os filhos, capacitando-os para serem os agentes de mudança na vida dos filhos.
Cada sessão do programa tem um objetivo e um deles é trabalhar o autoconhecimento dos pais, pois eles também podem ter suas dificuldades e muitas vezes projetarem nos filhos suas próprias necessidades ou não conseguirem reagir de forma assertiva aos comportamentos inadequados dos filhos. A maioria dos comportamentos desafiadores das crianças e dos adolescentes pode ser modificado mudando apenas a maneira que os pais reagem a eles.
Se você se interessou pelo Programa Encorajando Pais e quiser saber mais sobre ele, pode entrar em contato comigo, será um prazer te atender!
Marlene Barbosa Lima - Psicóloga
Facilitadora do Programa Encorajando Pais
Até o nosso próximo texto,
Dica:
Veja também a Reflexão: O que é melhor: Aprender a lidar com as emoções ou ser racional?