601202394770945
top of page

Você conhece as emoções primárias?

As emoções primárias são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de estímulos internos ou externos, que causam impactos fisiológicos. Elas são inatas e automáticas.

Os indivíduos são capazes de sentir e provocar as mais diversas emoções. Compreender essas emoções, suas reações e, principalmente, conhecê-las, são fatores fundamentais para o autoconhecimento e para o equilíbrio. Por isso é tão importante o autoconhecimento nas nossas vidas.


A palavra emoção significa “ato de deslocar, movimentar”, ou seja, emoções são motivações que nos movem.

Todas as emoções têm uma função e todas são importantes. Surgem de forma espontânea e imediata, devido à rápida absorção dos pensamentos e do mundo externo. Como exemplo, a lembrança de um acontecimento triste e doloroso, que aconteceu com você ou alguém muito próximo, é capaz de levá-lo a experimentar a emoção de tristeza, ou seja, por estímulo interno. Outro exemplo, durante um passeio de bicicleta você se depara com vários animais de grande porte à sua frente, assim, é capaz de experimentar a emoção de medo, por estímulo externo.


Existem muitos estudos que apontam para o ser humano como um ser constituído de cinco emoções primárias: a raiva, o medo, o nojo, a tristeza e a alegria.


Raiva: induz o indivíduo a manifestar comportamentos abruptos ou de defesa para evitar as adversidades. Quando acontece uma ameaça, a raiva se faz presente, é uma defesa espontânea e pode te equilibrar ou te derrubar. Expectativas e desejos frustrados são as principais causas desse sentimento, que é muito importante para que o indivíduo reaja às situações que estão prejudicando sua vida. Quando alguma situação se torna descontrolada ou destrutiva pode afetar o trabalho, as relações pessoais, a qualidade de vida. Raiva é um sentimento de protesto ou frustração por acontecimentos internos ou externos, contra algo ou alguém, quando se sente ferido ou ameaçado.


Medo: é essencial para ensinar os limites e a autopreservação. Age como mecanismo de defesa. Os aspectos do medo são timidez, constrangimento, vergonha e ansiedade. Por que sentimentos o medo? A mente cria a percepção de que você está em perigo, em estado de alerta de algo que pode acontecer ou não. O medo é uma sensação do momento presente, que leva a enfrentar ou a fugir de determinadas situações. Exemplo: o medo de superar novas etapas para alguns pode ser um bloqueio.


Nojo:basicamente evita que se “envenene” fisicamente e socialmente. Exemplo: não gostar do cheiro de um alimento, isso pode ocorrer devido ao alimento estar estragado, assim, sentir essa emoção evita que você coma algo que possa te fazer mal. Implica em uma sensação de repulsa ou de evitar.


Tristeza: é um sentimento com um período mais longo, que pode durar de 10 minutos a dias. Essa emoção aparece por qualquer motivo, principalmente quando se perdem algo, pessoas queridas, oportunidades ou recompensas. Quando se perde também a própria saúde. É um sentimento passivo e impede a pessoa de seguir em frente. Muitas vezes esse sentimento pode vir de maneira oculta, podendo levar a depressão. Surgem pensamentos relacionados às crenças de desvalor, “não sou capaz”, “não sou útil”. Requer um cuidado maior do que as outras emoções.


Alegria:é um sentimento que vem com intensidade e com entusiasmo, é contagiante e dá prazer. A mente é capaz de criar a percepção de conquista, desde as pequenas até as grandes. Pode trazer alegria, um momento em família, com amigos, um trabalho bem sucedido. A alegria é capaz de nos ajudar a enxergar as coisas com mais simplicidade e de sempre ver o lado positivo da situação. Fortalece a autoestima e a energia, favorece o alívio, a euforia, o interesse e a satisfação em um nível elevado.


A partir das experiências que o indivíduo tem, vai desenvolvendo a melhor maneira de lidar e interagir com essas emoções e, por essa razão, é possível afirmar que cada um é um ser único, que vivencia crenças e experiências diferentes de formas diversas, dependendo de cada situação, ou seja, numa mesma situação indivíduos diferentes podem sentir emoções diferentes. Por essa razão é de suma importância o autoconhecimento.


Jordana Gervásio Galvão

CRP 04/54121


Dica:


21 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page