601202394770945
top of page

Perdoar é libertar-se

A palavra perdão vem do grego e quer dizer abrir mão, deixar ir embora. Então é como soltar as correntes que te prendem ao passado, a situações que te feriram, a pessoas que que carrega e que te deixam pesado, sentimentos e emoções que te adoecem.


Soltar correntes que não te deixam avançar em muitas áreas da sua vida, é como abrir mão de o pagamento de uma dívida, que o pagador não tem como te pagar e que você com certeza também ficou devendo para alguém.


Mas muitas vezes o perdão é confundido com:



1- ESQUECER, porém perdoar não significa apagar da memória o fato ocorrido e sim semântica emocional do ocorrido, ou seja, a dor que sente ao lembrar.


2- FINGIR ou NEGAR o que ocorreu ou os erros do outro, mas é ser tolerante, compassivo e empático.


3-PERMITIR que se aproveitem de você, pois pode oferecer o perdão e colocar limites na relação.


4- CONTINUAR A CONVIVER com quem te magoou, pode perdoar e não mais querer estar perto dessa pessoa.


Portanto perdoar é uma decisão nobre de abrir mão do rancor, mágoa, ressentimento, tristeza, angústia e tantas outras emoções que o sobrecarregam, que o fazem adoecer e o paralisam no passado.


Mas como perdoar:

1-DECIDIR é fundamental, tenha coragem decida a fazer esse bem a você e repita: eu quero perdoar, eu vou perdoar, eu perdoo!


2-AUTO PERDÃO: comece por você, pratique autocompaixão, abra mão de se culpar por erros cometidos no passado, seja compassivo com você, afinal você é humano e humanos não são perfeitos, você tem limites, você tem uma história e um contexto que contribuíram para ser o que é e talvez fazer o que fez naquele momento. Então diga a si mesmo eu me perdoo e me liberto desse passado, vou caminhar daqui para frente com o aprendizado do passado, fazendo o melhor que posso nesse tempo presente.


3-FOCO e PERSISTÊNCIA: escolha uma pessoa ou uma situação e foque nela por um tempo dizendo todos os dias, mesmo que não sinta: eu te perdoo e te liberto de mim da minha vida e assim posso seguir em frente cm liberdade.


E se precisar de ajuda para perdoar não relute em buscar, pois não é fraqueza ou vergonha pedir ajudar para superar algo, até mesmo uma mágoa do passado. Forte e corajoso é quem reconhece seus limites e mesmo assim decide caminhar e superá-los.


E esse texto te ajudou de alguma forma me conte isto nos comentários, curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo e se tornem mais livres a partir da prática do perdão.



Cleide Ferreira (CEO do Treinando para Vida)

Psicóloga CRP 04-23338

Palestrante



Dica:


52 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page