Há pessoas que podem viver suas vidas inteiras com a crença de que elas não valem nada. Seja devido à mensagem que receberam de seus pais ou amigos, essas pessoas não sabem qual é seu verdadeiro valor, e isso faz com que duvidem de suas próprias habilidades ou mesmo das coisas que merecem do mundo. Se você achar que não sabe qual é o seu valor, a próxima parábola mostrará a você que cada um de nós é um tesouro inestimável, e você só precisa saber onde e como encontrá-lo.
Um menino virou-se para o pai e perguntou: "Pai, qual é o valor da minha vida?" Em vez de responder, o pai colocou uma pedra colorida, brilhante e lisa na mão e disse: “Vá vender essa pedra no mercado. Se alguém perguntar sobre o preço das pedras, apenas levante dois dedos e não diga mais nada.”
O menino foi ao mercado, onde uma mulher o viu e perguntou: “Quanto custa a pedra? Eu gostaria de colocá-lo no meu jardim.” O menino não disse nada e apenas levantou dois dedos.
A mulher disse: “Dois reais? Eu vou levar!" O menino voltou e disse alegremente ao pai que uma mulher no mercado comprou a pedra por dois reais. O pai colocou uma pedra semelhante na mão do menino e disse: “Agora quero que você leve a pedra para o museu. Se alguém quiser comprar, não diga uma palavra, apenas levante dois dedos.”
O garoto foi ao museu onde um homem de terno o viu e perguntou: “Quanto custa a pedra? Eu quero adicioná-lo à minha coleção de pedras raras.” O menino não disse nada e apenas levantou dois dedos. O homem disse: “Duzentos reais? Eu vou levar!" O menino estava em choque e, em vez de vender a pedra, correu de volta ao pai para lhe dizer que alguém queria comprar a pedra por duzentos reais. O pai ouviu o filho e disse: “Agora quero que você leve a pedra para uma loja que vende pedras preciosas. Mostre para o dono da loja e não diga uma palavra. Se ele pedir um preço, basta levantar dois dedos”.
O menino foi até a loja de pedras preciosas, mostrou a pedra para os donos que então perguntaram: “Onde você achou essa pedra? Esta é uma das pedras mais raras do mundo! Eu tenho que comprar de você. Por quanto você está vendendo?" O menino não disse nada e apenas levantou dois dedos. O dono da loja disse: “Sem problemas. Eu te pagarei 20.000
O dono da loja disse: “Sem problemas. Eu te pagarei 20.000 reais pela pedra." A criança feliz não vendeu a pedra, em vez disso ele voltou para dizer a seu pai com orgulho sobre o dono da loja, que queria comprar a pedra por 20.000 reais. O pai disse: “Filho, você entende o valor da sua vida agora? Não importa de onde você veio, qual a cor da sua pele ou quanto dinheiro você tem. O que importa é o lugar em que você escolhe estar e com quem você se envolve."
“Há pessoas que passam a vida toda acreditando que valem apenas dois reais, quando, na verdade, apenas se cercam de pessoas que as veem como tal. Cada pessoa esconde dentro de si um diamante, e nós devemos nos cercar de pessoas que veem nosso valor e o diamante dentro de nós. Precisamos escolher se devemos nos posicionar em um mercado ou em uma loja de pedras preciosas ”. “Você também, meu filho, pode optar por ver o valor inestimável do outro e você também tem a capacidade de ajudá-lo a ver o diamante escondido dentro dele. Escolha as pessoas que o rodeiam com sabedoria, pois isso pode fazer toda a diferença em sua vida.”
Reflexão: Existem pessoas que vivem a vida inteira sem saber o quanto valem e buscam o seu valor em lugares e com pessoas erradas. Portanto antes de acreditar que você vale apenas R$2,00 busque outras pessoas que realmente vão reconhecer o seu valor, mas para isso você precisa saber o quanto você vale! Para saber o seu real valor é necessário mergulhar em você mesmo para se conhecer e se amar mais.
Até o nosso próximo texto, abraços.
Cleide Ferreira (CEO do Treinando para Vida)
Psicóloga CRP 04-23338
Palestrante
Dica:
Veja também a Reflexão: O que é melhor: Aprender a lidar com as emoções ou ser racional?
Comments