Atualmente gratidão tem sido uma da palavra bem difundida e estudada em diversas áreas do saber. Também é um das hashtags mais usadas nas redes sociais. O que pode estar levando a isto, você sabe? Talvez seja por modismo, imitação, por atrair mais pessoas para sua rede social ou porque realmente as pessoas estejam compreendendo o verdadeiro poder da gratidão.
A gratidão é uma ferramenta poderosa de transformação de vida. Traz resultados positivos para quem a pratica tanto para sua saúde: física, emocional, mental. Como beneficia as pessoas a sua volta e melhora relacionamentos, vida afetiva, desempenho profissional, criação dos filhos, financeiro, entre outros aspectos.
Você deseja saber mais sobre os efeitos da gratidão e como desenvolver essa prática? Se sim leia o texto até o final e entenda mais sobre o tema.
Afinal o que é gratidão?
A palavra gratidão por vezes é associada a palavra obrigado, agradecer por um favor, ou agradecer como um prática somente religiosa, agradecer a Deus.
Dizer obrigado não significa ser grato, mas já é um bom começo. A palavra obrigado deriva do verbo obrigar, do latim “obligare”, com o sentido de "ligar moralmente, por uma obrigação, favor ou gentileza". Já a palavra “gratidão”– do latim gratia, o mesmo que graça, reconhecimento por tudo o que é recebido.
Não necessariamente a gratidão está vinculada a uma crença religiosa, pois independente disto todo ser humano pode ser grato e se beneficiar do cultivo dessa emoção que faz bem para quem acredita e para quem não acredita. É como a lei da gravidade se você acredita ou não ela existe, basta fazer a experiência e verá o resultado.
Gratidão é a mudança de olhar. No lugar de olhar para os problemas você olha para o que está dando certo, olha para o que tens não para o que te falta, é perceber e admitir o valor das coisas, é identificar as bênçãos diárias e sentir-se agraciado e de forma mais ampla reconhecer a bênção de estar vivo.
Mas não significa ser otimista de forma ingênua (tonto, bobo, irracional, sem reconhecer os problemas)gratidão está dentro de um otimismo racional. Leva a compreender que a vida traz o que necessita para cada tempo da vida a fim de seja transformado por cada acontecimento, pois ás vezes é preciso sombra para descansar outras sol para caminhar, ambos podem ensinar alguém a ser melhor.
Conheça 3 tipos de gratidão:
1. Gratidão Automática: é feita por educação, protocolo social usa-se a palavra: obrigado, grata, agradeço, gratidão, mas não que necessariamente exprima o reconhecimento de valorização por algo, muitas vezes é uma mera repetição de palavra de forma automatizada. Não quer dizer que não possa ser praticada, porém é importante perceber se é apenas a mera repetição de palavras ou se caracteriza a gratidão genuína?
2. Gratidão pontual ou reativa:neste caso a pessoa é grata por uma realização, conquista, algo que desejava muito e quando consegue sente agradecido, reconhece o valor da conquista, expressa e toda vez que se lembrar desse fato vai ativar a mesma gratidão. Já é mais profunda que a automática, porém depende de um evento ou a lembrança de um para ativar e como não são todos os dias que isso acontece, corre-se o risco de ser grato poucas vezes na vida.
3. Gratidão intencional e ativa: já essa parte de um investimento de energia, de uma decisão, escolher uma postura na qual dará valor as coisas que merecem valor; não é esperar um acontecimento eventual, e sim se esforçar cotidianamente para usar um pouquinho do seu tempo para encontrar o que realmente tem valor na sua vida. Mesmo diante de dias difíceis encontrar motivos de gratidão, mesmo quando coisas ruins acontecem, raramente não existem coisas positivas que existem e coexistem com as coisas ruins.Quanto tempo você investe tempo da sua vida para reconhecer o que realmente merece valor?
Quais são os ganhos da pratica da gratidão?
Benefícios da Gratidão são inúmeros e forma simultânea age nas emoções, sentimentos, comportamentos (forma de agir), consciência racional/pensamento. É como acender uma luz em uma sala escura, fica muito mais fácil enxergar a realidade.
Ser grato alinha a energia, faz enxergar a vida de modo diferente, colocar mais foco naquilo a vida oferece de forma proveitosa e isso gera sensação de bem-estar, de prazer, desta forma aumenta a felicidade.
No cérebro a gratidão age liberando mais dopamina e serotonina que são ansiolíticos naturais, isso aumenta a tranquilidade, relaxamento e a criatividade para criar soluções para os problemas ao invés de lamentar por eles. Agradecer também ativa áreas envolvidas na socialização empatia-fortalece as relações sociais, os laços humanos, o que potencializa a sensação de bem-estar e alegria.
Desta forma é possível identificar o contrário disso no cérebro quando a pessoa se faz de vítima e usa a reclamação diante dos problemas o cérebro vai liberar mais cortisol e adrenalina que são ligados ao estresse, assim a pessoa passa a viver em constante alerta. Isso prejudica o sistema imunológico afetando assim o funcionamento físico e podendo até desencadear outras desordens no organismo.
Portanto a prática diária e constante da gratidão possibilita:
- Melhora a qualidade do sono;
-Melhora as relações românticas;
-Melhora o sistema imunológico, protege de infecções;
-Motiva para atividade física;
-Gera bem-estar e satisfação geral com a vida, portanto é importantíssimo para sua felicidade;
- Reduz Estresse elevado;
- Diminui risco de infarto, doenças cardiovasculares, AVC;
-Melhora significativa de quadros de Depressão, Ansiedade, Burnout;
- Previne e diminui riscos de Alzheimer.
Como começar a praticar?
Existem diversas formas de começar a pratica da gratidão intencional, mas vou deixar aqui uma dica muito simples, fácil e eficaz para você começar hoje mesmo!
No meu curso MAPPA da Felicidade o segundo item é agradecer e sugiro que seja feito da seguinte forma:
1- Todos os dias tire um minuto do dia de preferência ao despertar e pense sobre coisas que você é grato;
2- Em seguida escolha apenas um motivo de gratidão e registre com a data em um caderno, agenda ou bloco de notas.
3- Ao longo do dia procure se lembrar desse motivo, principalmente quando acontecer algo desagradável.
4- Pratique por pelo menos um mês consecutivo ao final dele tire um tempo para ler todas as suas anotações.
Tenho certeza que será uma experiência fantástica e transformadora em sua vida, eu mesma a experimentei e tenho ajudado muitas pessoas com essa técnica. Faça a sua experiência e se quiser depois conte os resultados nos comentários.
Saiba que a gratidão é contagiante seja você um agente de contágio para sua família, amigos, colegas de trabalho, e transforme o mundo irradiando a energia da paz, tranquilidade e alegria!
Cleide Ferreira (CEO do Treinando para Vida)
Psicóloga CRP 04-23338
Palestrante
Dica:
Veja também a Reflexão: O que é melhor: Aprender a lidar com as emoções ou ser racional?
Comments