Pai Baú!
Durante muito tempo procurei um o significado para a palavra Pai, mas até então não havia encontrado.
Assim procurando no meu interior encontrei uma semelhança entre Pai e Baú algo que conseguiu misteriosamente expressar o significado da palavra pai. Palavra que muitas vezes não consegui nem explicar nem entender e que ao longo da vida diversas vezes foi pronunciada entre lágrimas.
É curioso pensar que o Baú e uma peça antiga, uma das mais antigas do mobiliário da humanidade, com forma retangular e com tampa, feito de madeira, rústico, às vezes feio, pesado, pode ser revestido de couro, mantido muitas vezes no canto das casas, mas que no seu interior geralmente é recheado de riquezas onde se guardava e se guarda até hoje tesouros, coisas valorosas, roupas, comida, entre outras coisas de valor para um lar. Inclusive nas grandes navegações era muito procurado por Piratas em busca de tesouros, pérolas, ouro, joias de modo geral.
Então Pai é como Baú... Pai também é uma das peças mais antigas da humanidade e da minha vida; Seu formato foi muitas vezes quadrado pra mim algo que se assemelha a um retângulo; Pai muitas vezes você ficou escondido em minha casa e minha vida, em um canto como o Baú, e era pesado demais para que eu arrastasse para um lugar mais visível. Tinha uma tampa que ao longo da vida não conseguia ver o que tinha por dentro. Pai suas atitudes foram rústicas, rígidas e fortes bem amadeiradas mesmo, que muitas vezes me protegeram, mas que infelizmente me feriram também; E com todas essas características você conseguiu guardar dentro de você uma imensidão de tesouros, muitas riquezas... Guardou nossa casa nos protegendo de perigos e nos defendendo dos “piratas”, guardou suprimento para nos alimentar, guardou silêncio por não saber expressar seu afeto, guardou as decepções que te fiz para no silêncio me perdoar... E guardou a sete chaves sua história de vida tão sofrida que o transformou neste Baú resistente, forte, silencioso, ‘quadradão’, tampado, inexpressivo dos seus reais sentimentos, no seu canto, mas com um tesouro maravilhoso dentro de você que é o AMOR. Agora que entendo o significado!
Cleide Ferreira (CEO do Treinando para Vida)
Psicóloga CRP 04-23338
Palestrante
Dica:
Veja também a Reflexão: O que é melhor: Aprender a lidar com as emoções ou ser racional?
Comments