Não é incomum que você já tenha escutado essa frase ou até mesmo seja você dizê-la.
E é importante ressaltar que todos temos o direito de gostar ou não de datas comemorativas quaisquer que sejam, inclusive do Natal.
Entretanto vale a pena identificar os reais motivos de não gostar do Natal e quem sabe se reconciliar com essa data para vivê-la de forma mais leve e tranquila.
1- Alguns podem não gostar do Natal por não compreendê-lo a luz de uma espiritualidade cristã que celebra o nascimento do menino Jesus, e por isso não faz o menor sentido celebrá-lo.
2- Para outras pessoas só representa consumo, bebedeiras, brigas, trânsito intenso, cidade caótica.
3- Para outros reflete hipocrisia e falsidade, sorrisos forçados e comilança sem fim.
4- Outros ainda sentem uma imensa solidão e tristeza, por não terem pessoas próximas o bastante para comemorarem.
5- Para muitos o Natal deixou de ser uma data feliz porque é carregado de recordações indigestas, tristes, ou porque algumas pessoas queridas não estão mais presentes.
6- Alguns não gostam de ver este “espírito natalino” que leva as pessoas a praticarem o bem, a solidariedade, compaixão, empatia somente nesta época, porque não o ano todo.
7- E assim podem existir muitos outros motivos que expliquem o EU NÃO GOSTO DO NATAL...
O importante é perceber se eu não gosto do NATAL ou do que as pessoas fazem ou fizeram comigo, nesta data?
Se realmente gostar dessa data significa ter que vivê-la como a maioria das pessoas, ou se posso ter o direito de viver de outra forma?
Minha sugestão é que depois de IDENTIFICAR os motivos de não gostar do Natal, VALIDE o que você sente e pare de se culpar por isso, lembre-se que você tem o direito de gostar ou não.
Depois CONVERSE sinceramente com alguém sobre isso, peça compreensão e apoio.
Também procure RECONCILIAR com você mesmo, com a data, com as pessoas e se libertar de mágoas, ressentimentos que tem acompanhado você ao longo dos anos no NATAL.
E por fim permita-se RENOVAR, ou seja, viver de forma nova, de forma que realmente faça sentido para você!
Até o nosso próximo vídeo, abraços.
Cleide Ferreira Psicóloga, Palestrante, Neuropsicóloga, Terapeuta Cognitiva Comportamental e CEO do Treinando para Vida
Psicóloga CRP 04-23338
Veja também:
#autocuidado #cuidesemais #cleideferreira #treinandoparavida #treinandosuasemocoes #prevencaodosuicidio #fimdeano #curadasemocoes #felicidade #psicologiapositiva #inteligenciaemocional #natal #depressaonaoefrescura #cuidedasuasaudemental #presentes #gostodonatal #naogostodonatal