601202394770945 Encontrando propósito através do Sofrimento: Uma jornada de crescimento pessoal
top of page
Foto do escritorMarcelo Pereira

Encontrando propósito através do Sofrimento: Uma jornada de crescimento pessoal

O sofrimento é uma parte inevitável da vida humana, e é algo que todos nós experimentamos em algum momento da nossa vida.

Muitas vezes, o sofrimento pode parecer sem sentido e insuportável, mas é importante lembrar que ele também pode ser uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento espiritual.


Quando estamos passando por momentos difíceis, é natural questionarmos o propósito da nossa existência e buscarmos respostas para as nossas dores. No entanto, encontrar um propósito através do sofrimento pode ser uma jornada delicada quando não utilizamos as vias próprias para esse fim.


Hoje, quero te convidar a fazer uma jornada reflexiva comigo sobre esse tema tão polêmico e dramático que é o sofrimento, onde vou te mostrar os principais caminhos que são inevitáveis quando temos por finalidade dar um sentido aos nossos sofrimentos.


O sentido da vida tem sido tema de grandes debates e curiosidades desde o início dos tempos. No meu livro “O sentido salvífico do sofrimento humano”, na página 44, encontramos uma linha de pensamento de Viktor Frankl, onde acredita que os humanos se autoconstroem, ou seja, são livres e responsáveis pelas próprias escolhas. Porém ele mesmo diz que, “é praticamente impossível compreender o sofrimento somente no campo humano, sobretudo no âmbito da razão. É preciso entrar numa atmosfera sobrenatural, supra-humana, para enxergar o sofrimento sob o olhar de Deus que acontece simplesmente na sutileza de uma vida concreta de oração. O sofrimento só pode ser entendido a partir de Deus, mesmo sendo ele natural, por fazer parte do nosso “habitat”, porém dentro de uma dimensão sobrenatural. Qualquer tentativa diferente desta é frustrante vazia”.

Embora grande parte da discussão tenha se centrado em debates filosóficos e religiosos a respeito do “sentido da vida”, a verdade é que a resposta a esta pergunta é muitas vezes subjetiva e altamente pessoal. Para alguns, a vida pode ser uma busca de conhecimento, enquanto para outros pode ser uma jornada de autodescoberta, ou mesmo, uma busca pela felicidade. Seja qual for o sentido da vida, é indiscutível que todos nós enfrentamos uma certa quantidade de sofrimento em nossas vidas. Seja a dor física, a angústia emocional ou a angústia mental da depressão, o sofrimento é uma experiência universal à qual ninguém está imune.


Então, para esse primeiro artigo da nossa jornada vou deixar algumas dicas que podem te ajudar no inicio do seu caminho de crescimento espiritual:

  1. Aceite a dor: é importante permitir-se sentir a dor e processar as emoções que vêm junto com ela. Em vez de resistir ou negar a dor, abrace-a como parte do processo de cura. Aceitar o sofrimento que bate a sua porta é o primeiro passo para o sentido que esse sofrimento pode obter.

  2. Busque ajuda: contar com o apoio de amigos, familiares e em certos graus de sofrimento até mesmo de um terapeuta, pode ser valioso durante o processo de sofrimento. Não hesite em procurar ajuda quando precisar.

  3. Explore suas crenças e valores: pergunte-se sobre o que é importante para você e como você pode usar sua fé e virtudes para encontrar um propósito de vida diante da dor.

  4. Experimente coisas novas: saia da sua zona de conforto e experimente buscar outras formas de ver e viver a vida. Isso pode ajudá-lo(a) a descobrir novos horizontes e consequentemente, novas formas de ver o sofrimento.

  5. Volte para a natureza: passar tempo ao ar livre pode ajudá-lo a encontrar paz e clareza. Explore seu ambiente natural e permita-se ser inspirado.


Lembre-se de que encontrar um propósito através do sofrimento é uma jornada única e pessoal. Não há uma resposta certa ou errada, e o processo pode levar tempo. No entanto, se você estiver disposto a dar um sentido para o seu padecimento, poderá encontrar um propósito significativo e transformar o seu sofrimento em uma fonte de benefícios e crescimento pessoal.

Felizmente, existem maneiras de lidar com o sofrimento e até mesmo de superá-lo. Entendendo as causas do sofrimento e tomando medidas práticas para reduzi-lo, podemos começar a encontrar sentido na vida e embarcar em uma jornada de crescimento pessoal.

Este artigo no blog vai explorar as causas do sofrimento e fornecer estratégias para reduzi-lo, assim como dicas para encontrar um sentido e criar um plano de crescimento pessoal.


No próximo artigo, vamos tratar com mais profundidade sobre a questã


o do sentido da vida e qual a chave para desbloquea-la.


Espero que tenho lhe ajudado um pouco mais no dia de hoje e se você gostou desse conteúdo, compartilhe com aqueles que você também deseja fazer essa jornada conosco.

 

Marcelo Pereira

Autor do livro: O sentido salvífico do sofrimento humano e apresentador do programa “Na Escola do Sofrimento”






 

Veja também:


ESPAÇO TREINANDO PARA VIDA LTDA / CNPJ 42.219.267/0001-14

treinandoparavida22@gmail.com / Tel: (31) 99874-9707

Av Carlos Chagas, 540 - 4º Andar (interfone 1402) - Bairro Cidade Nobre, Ipatinga/MG / CEP: 35.162-359

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil e em conformidade com a Regulamentação do Ecommerce (Decreto No. 7962/2013), ao me inscrever autorizo o Treinando para vida a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Todos os direitos reservados ao Espaço Treinando para Vida © 2021 por Marcelo Pereira. Agência Dom e Publicidade

bottom of page