601202394770945
top of page
Foto do escritorLorrane Souza Soares

Benefícios da rotina na infância!

Então vamos lá, você sabia que uma rotina bem elaborado pode ajudar e evitar situações de ansiedade e estresse? Sim, isso mesmo!

Estabelecer e manter horários para se levantar, alimentar, praticar exercícios físicos, estudar, trabalhar e até mesmo higiene pessoal faz com que você fique menos sujeito a imprevistos que possa te levar a um esgotamento emocional..


"Todo dia ela faz tudo sempre igual. Me sacode às seis horas da manhã. Me sorri um sorriso pontual. E me beija com a boca de hortelã". A canção "Cotidiano", de Chico Buarque, descreve claramente uma simples rotina. E é através de repetições que o nosso corpo e mente funciona de maneira saudável, evitando assim situações desagradáveis como por exemplo a ansiedade e o estresse.


A rotina funciona de modo construtivo para o nosso metabolismo. Por exemplo, o organismo não sabe quando vai receber um alimento, então libera hormônios anabólicos para armazenar a comida já ingerida.


Agora faço a você uma outra pergunta: Se para um adulto a rotina faz tão bem, será que para as crianças também seria benéfico? E mais uma vez a respeita é SIM!

É através da rotina que a criançada consegue se organizar e se sentirem seguras, por tanto o ideal é que se iniciem a ter uma rotina desde os primeiros dias de vida, como por exemplo, estabelecendo horário para a amamentação, hora do sono e da higiene desse modo fará com que o bebê se sinta protegido.


A rotina para uma criança não faz bem somente na organização do seu dia a dia mas, também auxilia no processo de desenvolvimento, aprendizagem e possibilita equilíbrio físico e emocional. Ter uma rotina também pode impactar na formação da autoestima equilibrada e compatível com a realidade, característica indispensável para a construção de relacionamentos saudáveis com os pais, famílias e amiguinhos.


Criança que segue uma rotina é uma criança mais tranquila já que existe uma certa previsibilidade a respeito das expectativas sobre o próprio dia. Isso contribui para que a criança lide melhor com regras e horários, uma vez que entende que tem o momento adequado para cada coisa.


Atenção! A rotina não necessariamente precisa ser rígida ou encarada com chata. Tente olhar de uma forma saudável e organizadora, não uma situação onde tudo tem que ser cronometrado. “Temos de saber lidar com o imprevisto, isso nos faz pensar em saídas criativas. Se sempre seguimos o mesmo esquema, corremos o risco de nos acomodar a ele de forma a não buscarmos melhorias, então precisamos rever, experimentar e nos permitir alguma flexibilização”, afirma a psicóloga Helena Aguiar, da Maternidade Perinatal (RJ).


A criança precisa e gosta de se sentir útil, então que tal junto de seu pequeno elaborar um quadro de rotinas, assim a criança participa do planejamento e você tem a oportunidade de reforçar o vínculo afetivo. Procure mostrar a importância da rotina para o desenvolvimento por meio de imagens de crianças em situações do cotidiano: na hora do banho, na hora de dormir, durante as refeições e em atividade na escola. Permita que a criança acrescente em sua rotina momentos prazeroso para que não se torna algo impossível de se realizar.


Crianças emocionalmente saudáveis, adultos tranquilos e um mundo melhor. Estou aqui para te ajudar!

Lorrane Souza Soares

Psicóloga CRP 04/ 54155


Dica:


74 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page