Uma referência muito utilizada na compreensão do processo de elaboração de luto é a autora Elizabeth Kubler-Ross (1926-2004).
1 NEGAÇÃO – é quando você ainda não acredita que isto aconteceu, que parece ser um engano. É uma defesa psíquica para a dor da perda. Dificuldade de lidar com a realidade e enfrentar, por isso tem a sensação que é um sonho, uma viagem... 2 RAIVA - raiva, dor, medo e culpa que podem variar muito em intensidade e frequência. Esta fase é a mais delicada, a pessoa está incongruente e pode ter atitudes desagradáveis. A raiva é de quem informou, do fato que causou, de alguém que poderia ter evitado, e se sujeita até a questionar Deus como sendo injusto, podendo ter reações imprevisíveis. 3 NEGOCIAÇÃO OU BARGANHA – como a revolta anterior não trouxe alívio, aí vem os pensamentos sobre fazer algo para reverter o acontecido. Então pensa em fazer promessas, pacto com Deus, receber uma graça ou milagre. 4 DEPRESSÃO - Insucesso anterior gera esta fase de grande sofrimento. Então chora, se isola, repensa sobre a vida, sente culpa, tristeza angústia intensa, perda de prazer pelas coisas, falte de vontade continuar vivendo. 5 ACEITAÇÃO – é supostamente o última fase do luto, pois as fases nem sempre tem uma sequência estável e linear. Aceitar a perda não significa seguir a vida como se a pessoa amada nunca tivesse existido e sim seguir em frente compreendendo a nova realidade com a ausência de quem partiu. Sem esquecer momentos bons partilhados com ela, a saudade ainda vai mexer com você e a pessoa amada ainda vai visitar os pensamentos, mesmo anos após a sua partida, porém agora com sensação de paz interior. Apesar de ser difícil aceitar que a vida cessará algum dia, precisamos fazê-lo para lidar melhor com as nossas perdas. 💭 Agora me conta se este texto foi útil para você? Encaminhe agora mesmo para alguém que está passando por isso.
Até o nosso próximo vídeo, abraços.
Cleide Ferreira Psicóloga, Palestrante, Neuropsicóloga, Terapeuta Cognitiva Comportamental e CEO do Treinando para Vida
Psicóloga CRP 04-23338
Veja também:
#treinandoparavida #reflexão #psicologia #saúdeemocional #psicologiapositiva #inteligenciaemocional #doençadamente #irritação #terapiacognitivacoportamental #tcc
Comments