601202394770945
top of page

O que é melhor: Aprender a lidar com as emoções ou ser racional?

Atualizado: 26 de jan. de 2021

Você sabia que o crescimento no adoecimento mental da população está intimamente ligado ao não saber lidar de forma adequada com as emoções?

Pois bem...

Todas as pessoas são dotadas de #emoções e elas estão presentes em todos os momentos da vida. Não importa qual a sua idade ou a sua situação, as emoções irão te acompanhar.

Durante anos, a maior preocupação da sociedade era pautada no desenvolvimento intelectual e físico do ser humano, pois havia uma crença de que ser racional e ignorar e deixar as emoções de lado era sinônimo de força e era a chave para alcançar o #sucesso na vida.


O resultado de que essa crença não funcionou é estarmos em uma sociedade adoecida.

A busca em cuidar da saúde emocional é um investimento e não um gasto, através desse cuidado, você tratará todos os males que te acompanham e você aprenderá a lidar e a prevenir para que eles não impactem negativamente a sua vida.

Existem três pilares que te auxiliarão a lidar com suas emoções para uma vida mais leve e feliz. Para isso você precisa:

1- Conhecer suas emoções e #sentimentos;

2- Aprender a gerir as emoções primárias e secundárias;

3- Cultivar emoções positivas.


Você deve estar se perguntando: Como fazer isso? Como irei cuidar da minha saúde emocional?


Mas antes de te contar como começar e te ensinar 3 passos para isso, quero que você saiba que é possível usar as emoções a seu favor, tirar o melhor proveito de cada uma delas e se livrar do aprisionamento e adoecimento que elas podem causar caso estejam em desequilíbrio. Saber lidar com as emoções é um processo onde você precisará treinar sua Inteligência #Emocional para que você tenha consciência dos seus próprios estados emocionais. Embora não seja tão simples, eu posso te ajudar nessa caminhada linda de autodescoberta, a lidar com suas emoções e a entender os estados emocionais das pessoas que te cercam.


Agora vamos as 3 dicas, ou melhor, os 3 passos para você seguir e começar a cuidar da sua saúde emocional IMEDIATAMENTE:


1- Aceite a emoção que você está sentindo: todos nós somos governados por nossas emoções e são elas que nos dão impulsos para agir. Sem elas, não seríamos capazes de nos mover ou recordar de alguma coisa, pois tudo aquilo que não nos emociona (independente de ser uma emoção positiva ou negativa), não fica guardado em nossa memória. Quando recordamos uma lembrança, nós revivemos a emoção ligada a ela. Não procure meios de cortar a emoção que você sente, busque entender o motivo de estar sentindo-a e formas de lidar e de usá-la a seu favor.


2- Identifique e avalie suas emoções: perceba como cada emoção reage em seu corpo, perceba as sensações que você sente, as reações físicas, qual a situação pode ter disparando-a em você, o que passa em sua mente no momento e identifique qual a atitude você toma quando sente essa emoção.


3- Cultive emoções agradáveis de sentir: identifique quais são as atividades que te proporcionam sensação de bem-estar e inclua intencionalmente em seu dia-a-dia. Quanto mais emoções agradáveis você sentir, mais você aprenderá a lidar quando as desagradáveis aparecerem.


DICA BÔNUS: Aprenda o FIDIC, que é uma fórmula que eu criei que te possibilita avaliar de forma assertiva o seu estado emocional:

- FREQUÊNCIA: qual a frequência que você sente essa emoção? (Ex: 3 vezes por semana)

- INTENSIDADE: qual a intensidade dessa emoção? (Ex: forte, médio ou leve)

- DURAÇÃO: qual a duração dessa emoção? (Ex: 1 hora ou 2 dias)

- IMPACTO: qual o impacto dessa emoção na sua vida? (Ex: ela te impede de realizar algo?)

- CONTEXTO: qual a situação que te faz sentir essa emoção? (Ex: quando estou me sentindo pressionado)


Todos os passos acima, eu já testei em mim e em outras pessoas e obtive resultados incríveis. Espero ter te ajudado a perceber que saber lidar com as emoções traz benefícios para sua saúde mental e que a crença de ser racional é perigosa, adoece e traz inúmeros malefícios para as nossas vidas.


Continue acompanhando o meu blog para saber mais sobre como lidar e usar as emoções a seu favor. Não se esqueça de me seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades que eu irei lançar para te ajudar a conquistar a vida extraordinária que você merece.


Até o nosso próximo texto! Abraços.



Cleide Ferreira (CEO do Treinando para Vida)

Psicóloga CRP 04-23338

Palestrante




8 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page